Ministério da Saúde

RNDS

A SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

A RNDS contém um repositório de documentos responsável por armazenar informações de saúde dos cidadãos, mantendo a privacidade, integridade e auditabilidade dos dados e promovendo a acessibilidade e interoperabilidade das informações de forma segura e controlada.

A RNDS se constitui em uma camada de interoperabilidade federada na qual diversas aplicações de Saúde Digital, em especial Prontuários Eletrônico do Paciente, Sistemas de Gestão Hospitalar e de Laboratório, portais e aplicações em celular (voltadas para o cidadão, profissional de saúde e gestores), trocam informações por meio de um barramento de serviços.

Como as aplicações de Saúde Digital são executadas em um ambiente heterogêneo e descentralizado, a tecnologia Blockchain foi adotada por se apresentar como a mais forte solução nas questões de segurança endereçando naturalmente as questões de segurança, desempenho, acesso e escalabilidade.

A implementação da RNDS se dá por meio da disponibilização de “contêineres” virtuais em nuvens para cada Estado da Federação. A aquisição, instalação e manutenção desses contêineres estarão sob a a responsabilidade do DATASUS.

Em sua primeira fase a RNDS permite compartilhamento de resultados de exame da COVID-19 realizados em qualquer lugar do país, por meio de serviços desenvolvidos de acordo com o padrão FHIR e utilizando a terminologia LOINC.

Adicionalmente, está sendo disponibilizado o Portal Conecte SUS, onde cidadãos, profissionais de saúde e gestores poderão acessar as informações que estão na RNDS, com o propósito principal da melhorar a assistência em saúde, permitindo a continuidade do cuidado.